Document
PATROCINADORES

Copom sinaliza novo corte da Selic

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (5) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que reduziu a taxa básica de juros do país (Selic) de 5,5% ao ano para 5% ao ano – menor patamar da série histórica. O colegiado apontou a possibilidade de um novo corte no próximo encontro, marcado para 10 e 11 de dezembro. “A consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir um ajuste adicional da Selic de 0,50 ponto porcentual.”

Na reunião da semana passada, o comitê indicou que a recuperação da economia brasileira seguirá de forma gradual. Entre os fatores que ainda impedem um avanço mais consistente estão “os baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, a taxa de desemprego.”

O Copom destacou a aprovação da reforma da Previdência no Senado a reforçou a importância da continuidade do processo de reformas e ajustes que garantem sustentabilidade da trajetória fiscal. “Ao reduzirem incertezas fundamentais sobre a economia brasileira, essas reformas tendem a trabalhar no mesmo sentido da política monetária e, portanto, estimular o investimento privado.”

O colegiado ainda reiterou o entendimento de que uma aceleração do ritmo de retomada da economia para patamares mais robustos dependerá de outras iniciativas. “Reformas microeconômicas que visam ao aumento de produtividade, ganhos de eficiência, maior flexibilidade da economia e melhoria do ambiente de negócios.”

No cenário externo, o comitê observou que a provisão de estímulos monetários adicionais nas economias mais fortes do mundo, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas, estão favorecendo países emergentes. “Entretanto, o cenário segue incerto, e os riscos associados a uma desaceleração mais intensa da economia global permanecem.”

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.