Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Consumo em restaurantes recua em maio

Desempenho deve-se a decorrência dos efeitos da inflação, ofuscando a recuperação do faturamento de restaurantes e pressionando o consumo em supermercados

O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou queda de 5,2% no faturamento em maio, em comparação ao mesmo período de 2021, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram também uma regressão no valor gasto nos supermercados de 15% no faturamento no mês

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda aumento de 8,5% na quantidade de vendas e queda de 7,1% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de maio.

“Alguns fatores tendem a prejudicar o fluxo e faturamento dos restaurantes, como a alta nos preços de bens e serviços (inflação), mudanças permanentes nos hábitos e rotina de trabalho de consumidores, são exemplos que fazem parte da realidade dos brasileiros. Já no setor de supermercados, os números mostram que o segmento ainda sofre com essa conjuntura negativa e alcançou os piores resultados dos índices desde janeiro de 2022”, pontua Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de maio, apresentam resultados negativos, com destaque para a queda de 15,9% na quantidade de vendas e de 3,7% no número de estabelecimentos que realizou pelo menos uma transação – ambos em comparação com maio de 2021.

Panorama pré-pandemia dos indicadores

Quando analisadas as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, os resultados do ICR de maio apuraram queda no consumo nos restaurantes: -29,6% no faturamento, -40,9% na quantidade de vendas e -7,3% no número de estabelecimentos que realizaram ao menos uma transação.

Ao analisar o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, observamos um avanço no faturamento de 6,4% e 7,9% no número de estabelecimentos que registraram ao menos uma transação, enquanto houve queda de 5,7% na quantidade de vendas.

Segundo os pesquisadores da Fipe, a leitura dos resultados apresenta um cenário desafiador para o consumo tanto para as redes de supermercados quanto em restaurantes. Uma vez que o período foi marcado positivamente apenas pelo aumento registrado no número de transações em restaurantes nos últimos 12 meses, é possível argumentar que as divergências são ocasionadas pela inflação, que tem sido responsável por ofuscar o desempenho desses estabelecimentos. Por outro lado, notamos um novo momento de consolidação de padrões comportamentais e níveis de gasto compatíveis com a nova realidade econômica dos brasileiros em 2022.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up). Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.