Foram vendidos 28,61 milhões de galões nas últimas quatro semanas, o menor número desde outubro de 2019
A quantidade de suco de laranja vendido nos Estados Unidos chegou à mínima em três anos, enquanto os preços no varejo atingiram um novo recorde de US$ 8,37 o galão, informou o Departamento de Citrus da Flórida. Ao todo, foram vendidos 28,61 milhões de galões nas últimas quatro semanas encerradas em 5 de novembro, o menor número desde outubro de 2019. Com isso, uma redução nas exportações brasileiras é quase certa.
As vendas aumentaram durante a pandemia de covid-19, mas estão em queda desde julho, girando em torno de 28 milhões de galões. A bebida, conhecida por seus altos níveis de vitamina C, geralmente ganha um impulso durante a temporada de gripe. Portanto, é possível que o próximo relatório mostre uma recuperação.
Na safra de laranja 22/23, que deverá se concluir em alta de 20%, as indústrias de suco vão enfrentar desafios da demanda mais inelástica em 2023, pelo menos no primeiro semestre. Engarrafadoras da União Europeia (UE), americanas e japonesas vão fechar 2022 já repassando a alta dos preços dos últimos meses e deverão seguir assim, mesmo sem trégua da inflação, na medida em que as moedas fortes se depreciam frente ao dólar.
Produção de laranjas no Brasil
No Brasil, no período de julho a setembro, as exportações de suco de laranja somaram US$ 520 milhões, crescimento de 23,11% no comparativo anual, conforme levantamento da entidade com base em informações do governo federal.
Em 2019, a área cultivada com laranja era de 592 mil hectares, 56 mil hectares com limão e 52 mil hectares com tangerina. O Brasil exporta suco de laranja para quase todos os países do mundo e tem potencial de incrementar as exportações caso haja demanda adicional.
A Europa continua a ser o principal mercado das exportações brasileiras, com uma participação de 65,03%, seguida de Estados Unidos (23,23%), China (5,56%), Japão (2,90%).
O mercado europeu foi destino de 180.953 toneladas de suco no trimestre, alta de 4% ante o mesmo período da safra 2021/22. Em faturamento, os embarques somaram 351,2 milhões de dólares, aumento de 23,9%.