Document
PATROCINADORES

Confiança do consumidor cai pela primeira vez em 5 meses, aponta FGV

A confiança do consumidor caiu 0,4 ponto de julho para agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (25). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 81,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice aumentou 1,89 ponto, para 81,6 pontos. A queda de agosto interrompeu uma sequência de quatro altas seguidas no ICC.

“Após quatro meses em alta, a confiança dos consumidores acomodou em patamar ainda baixo em termos históricos. Há maior dificuldade entre os consumidores de menor poder aquisitivo, que enfrentam uma combinação de desemprego e inflação elevados e o e crescimento do endividamento nos últimos meses”, diz a nota da FGV.

Para a entidade, a pandemia ainda afeta a segurança dos compradores. “A confiança dos consumidores de maior poder aquisitivo, que tem oscilado em níveis mais elevados, também recuou em agosto, possivelmente em função do aumento da incerteza em relação à pandemia com o avanço da variante delta no país, ao adicionar dúvidas quanto ao ritmo possível de crescimento econômico nos próximos meses”, continua a nota da FGV.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.