PATROCINADORES

Confiança do consumidor alcança maior nível desde abril de 2014

A Fundação Getulio Vargas divulgou nesta sexta-feira (21) que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 0,6 ponto em dezembro, para 93,8 pontos. Esse é o maior nível desde abril de 2014 (96,0 pontos). Nos últimos três meses, o índice acumulou alta de 11,7 pontos, fechando o ano 5,7 pontos acima do mesmo período do ano anterior. “O ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Após três meses de altas, o consumidor percebe uma melhora da situação atual, com inflação em queda, taxas de juros estáveis, maior acesso ao crédito e maior oferta de emprego. O endividamento das famílias mantém-se elevado e, talvez por isso, neste mês, os consumidores tenham reavaliado o ganho expressivo das expectativas observado nos meses anteriores. Aparentemente, aguarda-se 2019 para voltarem a consumir com mais ímpeto”, apontou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem.

Por que é importante

O fim do turbulento processo eleitoral cria um ambiente de estabilidade política e econômica no país. Isso reflete na expectativa de que as coisas devem melhorar nos próximos meses

Quem ganha

O avanço do consumo e a criação de novas vagas no mercado de trabalho

Quem perde

O crescimento do PIB em 2018, que poderia ser maior sem a greve dos caminhoneiros e as incertezas eleitorais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 12 =

Pergunte para a

Mônica.