Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Confiança do Comércio volta a cair em abril

Cenário de curto prazo permanece em nível desfavorável, com ambiente macroeconômico desafiador

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 3,3 pontos em abril para 83,6 pontos, após dois meses de altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais houve alta de 0,3 ponto, primeiro resultado positivo depois de cinco quedas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pela Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

“Seguindo um período de oscilações em 2023, o Icom voltou a cair em abril. O resultado mantém o indicador em patamar baixo, com a média dos quatro primeiros meses ficando perto dos 85 pontos. Nesse mês, a queda foi puxada pela piora nas expectativas e com leve melhora no índice sobre a situação atual, mas ainda é necessária cautela dado que a recuperação não é expressiva e não está atrelada a um aquecimento da demanda. O cenário de curto prazo ainda permanece em nível desfavorável com ambiente macroeconômico desafiador e cautela dos consumidores”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE. 

A queda do Icom em abril foi disseminada em 4 dos 6 principais segmentos do setor e com diferentes sinais nos horizontes temporais. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) variou 0,5 ponto para 87,4 pontos, pelo terceiro mês consecutivo, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) que voltou a cair 7,0 pontos, para 80,3 pontos, menor nível desde abril de 2022 (79,6 pontos).

Evolução dos indicadores

O ISA-COM é composto por dois indicadores: volume de demanda atual e situação atual dos negócios. No início do ano, a queda do índice foi influenciada principalmente pelo indicador que mede a situação atual dos negócios, que despencou em janeiro e recuperou parte dessa perda  em fevereiro. Mas os dois últimos resultados do ISA-COM ainda demandam cautela: o ritmo lento, nível baixo do índice e a queda no indicador sobre volume de demanda mostram que um cenário ainda desafiador no retorno dessa trajetória favorável.

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.