Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Confiança do comércio recua em novembro

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) divulgado nesta segunda-feira (29) caiu 6,2 pontos em novembro, ao passar de 94,2 para 88,0 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador recuou 4,3 pontos, a terceira queda consecutiva.

Para Rodolpho Tobler, coordenador do estudo, o resultado reforça o cenário de desaceleração do comércio no último trimestre de 2021. “O resultado negativo teve influência tanto da piora na percepção do ritmo de vendas quanto das expectativas sobre os próximos meses, distanciando o ICOM do nível neutro de 100 pontos. O cenário para os próximos meses não é muito animador, dado que a confiança dos consumidores ainda se encontra muito baixa, a inflação segue em alta, os juros subindo e o mercado de trabalho ainda reagindo gradualmente”, observa Tobler.

No mês, houve queda em cinco dos seis principais segmentos do setor. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente e das expectativas. ISA-COM (Índice de Situação Atual) caiu 7 pontos chegando a 88,3 pontos, menor valor desde abril de 2021 (81,6 pontos). Já o IE-COM (Índice de Expectativas) recuou 5,1 pontos, ao passar de 93,3 pontos para 88,2 pontos, menor desde junho de 2021 (87,6 pontos).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.