PATROCINADORES

Como atrair geração dos millennials para sua empresa?

Como atrair jovens da geração millenium (os nascidos nos anos 2000 e cresceram com a internet) para sua empresa? Segundo Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, do Grupo Talenses, esse é um desafio das grandes companhias, com gestão mais tradicional. Vianna diz que essas empresas têm dificuldade em competir com as startups por esses jovens profissionais. “Os modelos engessados e antigos das grandes companhias são vistos pelos millenials como um fator desestimulante e eles acabam preferindo novas empresas, com modelo visto como ‘mais moderno'”. Na entrevista a MONEY REPORT, Vianna fala sobre como as grandes empresas devem lidar com esse desafio.

Qual o perfil da geração que está chegando no mercado de trabalho?

É uma geração extremamente conectada, que já nasceu com o advento das tecnologias digitais e internet. Além disso, são muito apegados a valores, cultura e propósitos das empresas. Eles chegam no mercado e pensam: ‘essa empresa tem valores que defendo? O que essa organização vai agregar ao meu modo de pensar?’.

Que desafios essa geração impõe às empresas?

As grandes organizações precisam se adaptar aos millenials, e estão se transformando. Visto que esses jovens exigem ambientes mais flexíveis, muitas organizações passaram a adotar o home office, processos inovadores e mais curtos. Ou se adaptam à cultura dessa nova geração, ou perdem esses talentos recém-saídos da universidade.

A geração millenial não quer trabalhar em grandes empresas?

Não é bem assim. Eles trabalham em empresas grandes e antigas. Ainda existem aqueles mais conservadores. Mas, geralmente, os millenials dão preferência ao novo, deixando de lado o tradicional e isso se reflete na escolha por empregos.

Onde eles preferem trabalhar?

O ecossistema das startups tem atraído esses jovens, exatamente por proporcionar um ambiente mais flexível, disruptivo, com processos mais curtos e mais ágeis e que oferecem mais autonomia. Há 10 anos, o que atraia um funcionário era salário alto e bônus; hoje em dia não é mais assim. Para essa geração, valem mais a cultura, propósitos e valores da empresa. O jovem quer algo a mais no mercado de trabalho.

O que as empresas podem fazer para atrair esses jovens? 

Penso que devem escutar essa nova geração. Entender que eles são de uma época diferente, com outros valores. Isso é essencial para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e atraente para esses jovens talentos. As empresas já estão fazendo um pouco disso. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Pergunte para a

Mônica.