Noticiário ressaltou o caráter político da decisão e cita a “caça às bruxas” contra Bolsonaro, julgado por tentativa de golpe de estado
Jornais de todo o mundo repercutiram a imposição de tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.

Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump diz que as tarifas passam a valer em 1º de agosto. No documento, ele justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de estado. O mandatário norte-americano destacou ainda ordens emitidas pelo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra apoiadores de Bolsonaro residentes nos Estados Unidos.
The Wall Street Journal

O principal periódico econômico dos Estados Unidos informou que o Brasil é o maior impactado na enxurrada de cartas do presidente aos líderes mundiais sobre comércio
The New York Times

O jornal norte-americano The New York Times citou uma “guerra comercial repentina” entre os Estados Unidos e o Brasil e destacou o que Trump chama de “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
O veículo também repercutiu a reação de Lula à carta, dizendo que o Brasil responderá ao tarifaço com a Lei de Reciprocidade Econômica.
The Washington Post
O jornal norte-americano The Washington Post avaliou que o anúncio do tarifaço contra o Brasil marca uma “forte escalada” na disputa diplomática entre os dois países em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O periódico também destacou que o governo brasileiro prometeu “retaliação”.
Financial Times

Jornal britânico considera o lado político da decisão: “Presidente dos EUA acusa país de lançar ‘caça às bruxas’ contra ex-líder Jair Bolsonaro”
The Guardian

O jornal britânico também destacou o que Trump chama de “caça às bruxas” contra Bolsonaro e citou que as últimas ameaças do presidente norte-americano aumentam receios de que “a estratégia comercial errática” de Trump possa agravar a inflação nos Estados Unidos.
Clarín

O argentino Clarín citou um “aumento drástico” de tarifas, por parte de Trump, sobre produtos brasileiros e o consequente agravamento do conflito entre os dois países.
O veículo destacou o “aumento das tensões” em razão do apoio da Casa Branca ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Deutsche Welle

O periódico alemão Deutsche Welle destacou a imposição do tarifaço de Trump em apoio a Bolsonaro e também a resposta de Lula ao anúncio, citando que o brasileiro classificou como “falsa” a alegação de que a taxação de 50% seria em razão de déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil.
El país
El País

O espanhol El País classificou o tarifaço de Trump como uma “punição” pela “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
Le Monde
O diário francês Le Monde avaliou que Donald Trump “usa tarifas” para apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O periódico citou que o mandatário norte-americano acusou Lula de conduzir uma “caça às bruxas” contra seu antecessor, atualmente em julgamento por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o veículo, o presidente dos Estados Unidos ultrapassou limites em suas ameaças comerciais, citando a taxação de mais oito países no intuito de pressioná-los a negociar antes do prazo de 1º de agosto.
