A Serasa Experian informou que o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito mostrou uma alta de 10,9% na busca dos negócios por linhas de crédito em março de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Na análise ano a ano por setor, as empresas de comércio e serviços foram as que mais buscaram recursos, impulsionando os dados gerais.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o crescimento está diretamente ligada ao cenário de saúde nacional, que voltou a impor restrições de funcionamento às empresas. “Os cortes nas medidas de apoio do governo, como o auxílio financeiro aos consumidores, e a fase emergencial decretada na metade de março, dificultaram ainda mais a movimentação, lucro e produção das empresas”, observou. “Os negócios de comércio e serviços buscaram alternativas para continuarem operando, mas ainda enfrentam dificuldades diversas, como encarecimento de insumos e outras contas. Por isso, a busca por crédito é uma alternativa para manter as contas em dia, não cair na inadimplência e garantir o funcionamento dos negócios”, destacou.
Também na base interanual, as companhias de menor porte seguem sendo as que mais demandam por crédito no país, com aumento de 11,2% entre os períodos. As de médio porte avançaram apenas 0,1% depois de queda de -0,5% em fevereiro, já as grandes mantiveram o patamar de expansão.