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Comércio de vinhos chilenos movimenta US$ 159 mi

Dados do ProChile reiteram predominância da bebida em solo brasileiro, com destaque para segmento de espumantes

As exportações de vinhos chilenos para o Brasil têm crescido ano após ano. Entre janeiro e outubro deste ano, na comparação ao mesmo período de 2021, as vendas totais para o Brasil cresceram 4,5% e somaram US$ 159 milhões. A categoria espumantes apresentou a alta mais expressiva (166,5%), registrando US$ 1 milhão. Destacam-se as exportações de cabernet sauvignon, totalizando US$ 22 milhões, 4,7% a mais do que o ano passado. As vendas de carmenere avançaram 2,6%, somando mais de US$ 14 milhões. As informações são do ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile.

De acordo com o órgão, o país detém atualmente 44,29% de participação no mercado brasileiro, com o Brasil representando o quarto lugar de destino dos vinhos chilenos. Na primeira posição está a da China, com US$ 261 milhões, seguido pelo Reino Unido, com US$ 183 milhões e os Estados Unidos, com US$ 179 milhões.

Além da versatilidade, qualidade e sabor que os vinhos chilenos conferem, a razão para o resultado está no Chile ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil e se posicionar como país de origem de vinhos premium, ricos em diversidade, qualidade e sustentáveis. O acordo de livre comércio em vigor entre os dois países desde janeiro de 2021 permite que os produtos exportados estejam isentos da tarifa de importação.

Mesmo em meio a um cenário de inflação, há uma demanda crescente por vinhos premium, principalmente vindos do setor de turismo e de restaurantes. “Há mais de 20 anos, o Chile é o principal fornecedor de vinhos para o Brasil, tanto em valor quanto em volume. E essa boa relação comercial que dispomos nos leva a alcançar resultados cada vez mais altos”, afirmou o diretor comercial do ProChile no Brasil, Hugo Corales.

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