O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o aplicativo de mensagens WhatsApp entrará no segmento de meios de pagamento no Brasil “em breve”. O anúncio foi dado nesta segunda-feira (16), em uma coletiva de imprensa. De acordo com ele, o BC também mantém conversas com o Google e outros gigantes de tecnologia que desejam entrar nesse ramo.
Campos Neto foi questionado se o aplicativo, que pertence ao Facebook, também poderá se valer do novo sistema Pix. Ele respondeu que a empresa começará devagar, com transferências de valores entre pessoas, no modelo P2P (peer to peer). “A gente está avançando bastante com o processo. Vamos começar com P2P e depois vamos para o P2M [transferência entre pessoas e estabelecimentos]. Nossa única preocupação é passar por todos os critérios de aprovação e que o sistema fomente competição”, explicou.
Sistemas de pagamento similares já estão em operação em diversos países. Com um bilhão de usuários ativos, o WeChat, da chinesa Tencent, também funciona como rede social, sendo chamado de super aplicativo.