PATROCINADORES

Brasil é o 133º país em liberdade econômica

Singapura lidera ranking da Heritage Foundation, que reúne 177 nações. Perdemos de pouco para Ucrânia, Nova Guiné e até Nicarágua

Em 2011, o Brasil era a 7ª economia do mundo. Após sucessivas crises, caiu para 12º em 2021, de acordo com o Banco Mundial. Porém, também ocupa um incômodo, distante e inexpressivo 133º lugar no Índice da Liberdade Econômica de 2022, lançado pela Heritage Foundation, um dos principais think tanks (centros de pensamento) liberais dos Estados Unidos. Com 53,3 de pontuação, o país está em uma reles 26ª posição até mesmo entre os 32 países das Américas, acomodado no bloco “mostly unfree” (principalmente não livre). Imediatamente abaixo ddo Brasil está Sri Lanka, acima, Malawi. O líder do índice é Singapura, com 84,4 pontos, seguido pela Suíça, com 84,2.

Com uma pontuação abaixo da média mundial e até mesmo da regional, o Brasil sofreu deterioração em 6 dos 12 critérios de liberdade para os negócios (tabela), enquanto dois permaneceram estáveis e 4 melhoraram um pouco.

Liderado por aumentos modestos nas pontuações de eficiência regulatória, o Brasil registrou um ganho geral de apenas 0,4 ponto em liberdade econômica desde 2017 e permanece nas classificações mais baixas. A liberdade monetária é relativamente boa, mas a saúde fiscal, os gastos do governo e a carga tributária são um fardo que se soma aos fatores integridade do governo, falta de liberdade de comércio e insegurança quanto aos direitos de propriedade.

Nas conclusões, o principal problema para os analistas da Heritage Foundation são os impostos. Após os escândalos de corrupção das gestões anteriores, o governo de Jair Bolsonaro mantém relações conflitantes com o Congresso, o que impede as reformas, “dificultando a promulgação de medidas de austeridade e reformas no sistema tributário, que é um dos mais onerosos entre as economias emergentes”, ponderaram.

O melhor rankeado na América do Sul é o Uruguai, em 34º, que teve uma sucessão de governos de esquerda, mas não perdeu a direção do desenvolvimento – ainda que modesto. É só comparar.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.