No marco de 100 dias de seu governo, ministros farão anúncios de novas medidas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (3) que a economia do país deve crescer mais do que “os pessimistas” preveem. A declaração, feita durante reunião ministerial, é uma reação à avaliação de especialistas do mercado financeiro que apontam um crescimento abaixo de 1% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. “Vai acontecer mais coisas no Brasil do que as pessoas estão esperando que vá acontecer. E vai depender muito, mas muito da disposição do governo”, disse.
O presidente declarou estar “convencido de que o país vai dar um salto de qualidade”. Lula, no entanto, disse que não citaria números. “Eu disse para o Haddad na semana passada que eu não concordo com as avaliações negativas de que o PIB vai crescer zero não sei das quantas, zero ponto um, de que o PIB não sei das quantas”, contou.
Período de trégua
Na próxima segunda-feira (10), o governo completa 100 dias de governo e, segundo Lula, haverá uma reunião com todos os seus ministros para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos.
Segundo ele, a nova gestão conseguiu recuperar quase todas as políticas sociais que haviam sido “desmontadas” pelo governo anterior. “Parece que falta o Água para Todos ou Luz para Todos, esse programa que é o último programa social que vamos lançar”, disse.
Projeção
O Banco Central divulgou também nesta segunda-feira o relatório Focus, elaborado por economistas do mercado financeiro. Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, a expectativa do mercado continuou em 0,9%.