Document
PATROCINADORES

Barômetros globais caíram em outubro com desaceleração da economia

Os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia recuaram em outubro e mantiveram a tendência de enfraquecimento iniciada em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (8). O Barômetro Econômico Global Coincidente recuou 4 pontos em outubro, para 107,6 pontos. O Barômetro Econômico Global Antecedente encolheu 11,6 pontos, para 96,5 pontos.

Segundo a FGV, a queda mais forte do Barômetro Antecedente sugere uma possível intensificação de uma tendência de enfraquecimento nos próximos três a seis meses, reforçando a percepção de desaceleração do crescimento econômico mundial no segundo semestre deste ano. Todas as regiões pesquisadas tiveram desempenho negativo no mês, com quedas mais acentuadas na região da Ásia Pacífico e África.

“O ritmo de retomada das atividades caiu generalizadamente entre as regiões, em face a restrições de disponibilidade de insumos intermediários nas cadeias produtivas e de oferta de energia. As pressões sobre o nível geral de preços criadas por essas restrições têm criado expectativas acerca de movimentos de política econômica que, por sua vez, impactam negativamente as perspectivas de um crescimento mais consistente da atividade econômica em todos os setores”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.