Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

As razões que fizeram 2,8 milhões de empresas evaporarem em 9 meses

Uma pesquisa publicada ontem pelo portal G1 mostra que houve um saldo negativo entre empresas abertas e fechadas nos seis primeiros meses de 2023: foram 427.934 fechamentos acima do número de aberturas de empreendimentos. Quando estendemos esse estudo até o início do quarto semestre de 2022, o resultado é preocupante. Cerca de 2,8 milhões de empresas fecharam as portas, contra a criação de 2 milhões de negócios (esses dados excluem as MEIs, que representam os empreendedores individuais).

Isso é culpa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva? Não necessariamente.

Quando analisamos a série de aberturas e fechamentos de companhias, vemos que houve uma mudança significativa ao final de 2021. No último trimestre daquele ano, tivemos 20 mil fechamentos a mais que aberturas, interrompendo uma série positiva que vinha pelo menos desde o primeiro trimestre de 2019.

O que ocorreu de diferente em 2021?

Os juros aumentaram fortemente. A taxa Selic saiu de 2 % para 9,25 % anuais (no ano seguinte, chegaria a 13,75 %). Essa pancada foi suficiente para trazer sérios problemas de caixas para todas as empresas – especialmente aquelas que estavam penduradas nos bancos, que viram o custo do capital de giro mais que quadruplicar em um ano. O resultado foi o início de uma sequência bastante ruim.

O comércio, cuja atividade está bastante ligada aos juros cobrados no mercado, sofreu muito neste período. Um exemplo está nos resultados do último trimestre: tivemos 129.515 empresas fechadas contra 61.685 aberturas. Na prática, isso significa que para cada empresa que foi aberta, duas foram fechadas. Mas o problema dos varejistas não esteve circunscrito às oscilações das taxas: os consumidores também se retraíram em 2023.

Além dos juros altos, os mercados foram acometidos por incertezas desde o início do novo governo. A preocupação de economistas e dos analistas de finanças foi uma só: como ficariam as contas públicas sob um governo do PT? Esse temor deveria ter sido dissipado com a aprovação do novo arcabouço fiscal e das metas divulgadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pretende chegar ao final de 2024 com déficit zero nas contas públicas.

Em tese, isso deveria animar a Faria Lima. Mas poucos banqueiros põem fé na capacidade de Haddad cumprir essa meta – mas também acham ruim rebaixá-la. As incertezas, de maneira geral, colaboraram para uma visível piora do clima de negócios, embora os resultados do PIB mostrem um crescimento acumulado de 3,7 % se comparado com igual período de 2022.

A posse de Lula também foi uma ducha de água fria sobre boa parte do empresariado, que desanimou o mercado. Mesmo assim, esse efeito não foi maior do que o observado pela manutenção dos juros altos (situação inevitável em função da inflação que surgiu forte desde 2021).

Por fim, há outro fator que explica parte deste número alto de quebradeiras. Segundo dados do Sebrae, cinco entre dez empresas fecham suas portas antes de dois anos de existência. Portanto, uma parte dessas companhias que fecharam fazem parte de uma estatística existente no Brasil há muito tempo.

Como se pode ver, os empresários estão vivendo dificuldades já algum tempo, antes mesmo da posse de Lula. Dessa forma, se o presidente quiser botar a culpa da pasmaceira econômica nas costas dos empresários (como fez Dilma Rousseff no início de 2016), melhor pensar duas vezes e ver que a vida não está fácil para quem tem holerites para pagar desde 2021.

Compartilhe

Comentários

Respostas de 3

  1. PURA VERDADE E O PIOR É QUE POUCOS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES QUE FIZERAM O “L” OU NÃO ESTÃO PERCEBENDO QUE ESTÃO A CAMINHO DE UM BURACO ATROZ…..
    Para minha tristeza e desconsolação os pequenos não conseguem ver para onde estão seguindo e muitos dizem que sou pessimista e continuam acreditando no Haddad, minhas vísceras não aguentam ver que gastar mais do que se ganha não dá certo em nossas economias domésticas, imaginem num país gigante como o nosso Brasil!!!
    Confesso que, poucos como eu e você, sofrem ao ver os caminhos para onde estão conduzindo a vida do povo brasileiro: “PRO BURACO”.

  2. O comentário de Antonio é apenas um juízo de valor particular, que nada têm a ver com às razões expostas na matéria. A economia não muda em apenas alguns meses de um novo governo. Deveria voltar a ler a matéria para refletir sobre às considerações do autor.

  3. PT é uma tragédia completa,é imposto pra tudo que é lado e tudo no c* do pobre …logo a bomba explode mesmo com arrecadação Record ainda assim deixam um defict de mais de 200 bilhões…PT e Lula é pior que pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.