PATROCINADORES

Aluguel residencial sobe 0,06% em julho

Da redação
6 de agosto de 2025
Apesar da estabilidade mensal, em 12 meses o indicador avança para 5,79%

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) de julho de 2025 ficou praticamente estável em 0,06%. A variação acumulada em 12 meses passou de 5,54% em junho de 2025 para 5,79%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

“Por mais que tenhamos observado uma perda de fôlego do avanço dos preços em julho, o cenário ainda é de pressão sobre o orçamento das famílias que optam pela locação, com os reajustes de aluguéis residenciais subindo acima da inflação geral”, avalia Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Entre junho e julho de 2025, o Ivar apontou desaceleração em metade das capitais divulgadas. Em São Paulo a taxa passou de 3,28% para 0,09%, e em Porto Alegre as variações foram de 0,96% em junho para 0,11. Em contrapartida, os preços de aluguéis residenciais no Rio de Janeiro registraram leve queda, passando de -3,23% para -0,01%. Já em Belo Horizonte, a taxa passou de -1,34% para -0,03.

A taxa interanual do aluguel residencial acelerou em duas das quatro cidades analisadas. São Paulo foi a cidade com maior aceleração, saindo de 2,97% em junho para 4,22% em julho de 2025. Em Belo Horizonte a taxa de variação avançou de 9,56% em junho para 10,31% em julho. No Rio de Janeiro a taxa acumulada em 12 meses passou de 5,93% para 4,64%. Por fim, em Porto Alegre teve desaceleração de 6,02% para 5,20% entre junho e julho.

(FGV)

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve