Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

83% do Congresso apoiam a reforma da Previdência, mostra pesquisa

83% do Congresso apoiam a reforma da Previdência, mostra pesquisa

Pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (11), mostra que 83% dos congressistas apoiam a reforma da Previdência. Apenas 13% dizem ser contra e outros 4% não sabem ou não quiseram opinar. A concordância é maior entre os senadores: 89% ante 82% dos deputados federais. Entre os dez maiores partidos, as bancadas do PP e do PSDB apoiam integralmente a necessidade de mudanças no sistema de aposentadorias. O PT é o que apresenta maior resistência: somente 37% dos parlamentares concordam com a reforma.

Sobre a expectativa de aprovação, 70% dos congressistas avaliam que a proposta do governo Jair Bolsonaro (PSL) será aprovada; 16% apontam que não; 9% dizem que talvez; e 6% não sabem ou não quiseram opinar. O otimismo é maior no Senado: 82% dos senadores acreditam que a reforma será aprovada contra 69% dos deputados federais. Na avaliação dos parlamentares, os dois maiores obstáculos para a não aprovação devem ser divergências dentro do Congresso (17%) e articulação do governo com o Congresso (16%).

O levantamento aponta ainda que 72% do Congresso concorda com a aprovação de uma idade mínima para aposentadoria, sendo que 72% preferem que ela seja diferente para homens e mulheres. A aprovação da idade mínima de 65 anos para ambos os sexos tem apoio de apenas 20% dos parlamentares. A aprovação da idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres divide o Congresso: 38% dos parlamentares dizem ser a favor e 41% contra. A inclusão dos militares na reforma conta com apoio de 84% dos congressistas.

A pesquisa ouviu 235 deputados federais e 27 senadores entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Clique aqui e confira a íntegra do levantamento.

Envie seu comentário