PATROCINADORES

52% dos idosos são os principais responsáveis pelo sustento da casa, mostra pesquisa

Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelou que em muitos lares do país percebe-se a participação cada vez mais forte dos idosos na renda familiar. A sondagem apontou que 91% dos brasileiros com mais de 60 anos contribuem financeiramente para o sustento da casa, sendo que 52% são os principais responsáveis – um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2018. Entre os que continuam trabalhando e já estão aposentados, 71% dos idosos mencionaram a complementação da renda como principal motivo, 56% querem se sentir produtivos e 50% buscam manter a mente ocupada.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, não é só a crise econômica, em razão da pandemia do novo coronavírus, que explica os números, mas também uma mudança demográfica e comportamental dessa população. “Há muitos casos em que a renda do aposentado é a única maneira para sustentar o lar de uma família que perdeu emprego, principalmente nesse momento de crise e de aumento do desemprego, mas o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o avanço da medicina e suas atitudes nesta fase da vida também são fatores importantes. Hoje, os idosos são mais ativos, têm mais autonomia financeira e trabalham por mais tempo, seja por necessidade ou porque se sentem dispostos e mais felizes desenvolvendo alguma atividade produtiva”, destacou.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos idosos exercem alguma atividade profissional, um aumento de 10 pontos percentuais na comparação com 2018. Em média, estes idosos querem trabalhar até os 74 anos. No entanto, 46% não sabem até que idade pretendem continuar ativos profissionalmente, uma queda de 15 pontos percentuais frente ao último levantamento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Pergunte para a

Mônica.