PATROCINADORES

52% dos idosos são os principais responsáveis pelo sustento da casa, mostra pesquisa

Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelou que em muitos lares do país percebe-se a participação cada vez mais forte dos idosos na renda familiar. A sondagem apontou que 91% dos brasileiros com mais de 60 anos contribuem financeiramente para o sustento da casa, sendo que 52% são os principais responsáveis – um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2018. Entre os que continuam trabalhando e já estão aposentados, 71% dos idosos mencionaram a complementação da renda como principal motivo, 56% querem se sentir produtivos e 50% buscam manter a mente ocupada.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, não é só a crise econômica, em razão da pandemia do novo coronavírus, que explica os números, mas também uma mudança demográfica e comportamental dessa população. “Há muitos casos em que a renda do aposentado é a única maneira para sustentar o lar de uma família que perdeu emprego, principalmente nesse momento de crise e de aumento do desemprego, mas o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o avanço da medicina e suas atitudes nesta fase da vida também são fatores importantes. Hoje, os idosos são mais ativos, têm mais autonomia financeira e trabalham por mais tempo, seja por necessidade ou porque se sentem dispostos e mais felizes desenvolvendo alguma atividade produtiva”, destacou.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos idosos exercem alguma atividade profissional, um aumento de 10 pontos percentuais na comparação com 2018. Em média, estes idosos querem trabalhar até os 74 anos. No entanto, 46% não sabem até que idade pretendem continuar ativos profissionalmente, uma queda de 15 pontos percentuais frente ao último levantamento.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.