Ao menos 5.500 lojas de shoppings do país foram fechadas recentemente por falta de funcionários contaminados por covid-19 ou Influenza. Os dados são relativos à semana que vai do dia 14 ao 20 deste mês e foram compilados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O setor representado pela Abrasce comporta cerca de 111 mil lojas — 95% delas “estão trabalhando normalmente e não precisaram reduzir o horário de funcionamento dos estabelecimentos”, informou, por nota, a associação. A Abrasce também diz que o período de afastamento dos trabalhadores foi reduzido, a partir de portaria recente do Ministério da Saúde, o que “permite a retomada da atividade por parte do colaborador em um prazo menor”.
Os shoppings vêm sendo questionados a responder se não é a hora para reduzir o horário de funcionamento ao público diante do avanço da ômicron, variante do coronavírus que vem sendo a responsável pela aceleração das contaminações a patamares diários acima de 200 mil casos no país.
A Abrasce já havia manifestado ser contrária à medida, mesmo entendendo que o momento exige atenção redobrada. “Compreendemos que o setor de shopping centers trabalha há quase dois anos com medidas sanitárias que garantem o bom funcionamento dos empreendimentos sem colocar em risco a integridade física de funcionários, lojistas e frequentadores”, disse, em nota.