Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

467 mil empregos foram criados nos EUA em janeiro

Resultados ficaram bem à frente da estimativa de Wall Street, que esperava 150 mil novas vagas

As folhas de pagamento nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em janeiro, apesar do aumento de casos de ômicrons, que aparentemente milhões de trabalhadores à margem do mercado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (4).

O país criou 467 mil vagas de trabalho, enquanto a taxa de desemprego subiu para 4%, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. A estimativa do Dow Jones era de um crescimento da folha de pagamento de 150 mil e uma taxa de desemprego de 3,9%. Ou seja, foram criadas vagas, mas também há significativo turnover, que sugere uma fase de ajustes.

O salário médio por hora cresceu 0,7% na base anual em janeiro, ante consenso de 0,5%. Já a média de horas trabalhadas por semana ficou em 34,5, ante consenso de 34,7. Um levantamento da Reuters com economistas projetava a abertura de 150 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, depois de 199 mil em dezembro.

Previsões

O ganho impressionante ocorreu uma semana depois que a Casa Branca alertou que os números poderiam ser baixos devido ao recrudescimento da pandemia. A expectativa ainda é que trabalhadores com salários mais baixos de setores como saúde e lazer, que tipicamente não possuem licença médica remunerada, sofram mais o impacto do inverno com a variante ômicron do coronavírus.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.