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45,2% pretendem gastar mais no Dia dos Namorados

Embora a intenção de gastar mais tenha diminuído em relação ao ano anterior, a maioria dos consumidores ainda planeja desembolsar entre R$ 50 e R$ 300

A pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn, revelou que 33,6% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. Em contrapartida, 44,5% afirmaram que não têm intenção de presentear, enquanto 21,9% ainda estão indecisos. A pesquisa contou com a participação de 1.716 entrevistados de todo o país.

Comparado ao ano passado, houve uma leve queda na proporção de pessoas que planejam comprar presentes e um aumento no percentual daqueles que não pretendem gastar com itens.

Entre os que planejam comprar, 45,2% indicaram que vão gastar mais do que no ano passado, enquanto 28,6% pretendem gastar menos. Embora a intenção de gastar mais tenha diminuído em relação ao ano anterior, a maioria dos consumidores ainda planeja desembolsar entre R$ 50 e R$ 300, um percentual que subiu para 81,6% em comparação com o ano passado.

A pesquisa também mostrou que, assim como em 2023, a maioria das compras será feita em pequenos estabelecimentos (45,2%) e de forma presencial, em lojas físicas (60,7%).

No entanto, os dados da ABComm mostraram que o e-commerce também é um canal que tem crescido entre os consumidores, com expectativa de faturamento na casa de R$ 7,5 bilhões.

Principais categorias de presentes e formas de pagamento

Os presentes de uso pessoal e de menor valor continuam sendo os favoritos para o Dia dos Namorados, geralmente pagos à vista. Diferentemente do Dia das Mães, quando produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos, também são populares, os consumidores do Dia dos Namorados preferem itens como roupas e calçados, que embora representem 31,2% das intenções de compra, tiveram uma queda em comparação com 2023 e ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia (60-70%).

Itens de beleza, joias e bijuterias seguem com alta procura, representando cerca de 50,3% das preferências. Chocolates e bombons também mantêm sua popularidade, escolhidos por 21,6% dos entrevistados, mesmo após a Páscoa.

Novidades como cestas de café da manhã e delivery de refeições, que não eram mencionados antes da pandemia, começaram a ganhar espaço nas preferências dos consumidores.

Confira as principais categorias e formas de pagamento preferidas pelos clientes em escala nacional:


O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, comentou que as intenções de compra para o Dia dos Namorados não apresentaram diferenças significativas em relação ao ano passado, embora ainda reflitam algumas mudanças nos hábitos de consumo ocorridas durante a pandemia.

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