PATROCINADORES

39% culpam clã Bolsonaro por tarifaço dos EUA

Da redação
16 de agosto de 2025
Segundo Datafolha, 35% acreditam que Lula seja o principal responsável

Apesar das tentativas de mudar a narrativa e responsabilizar o governo federal pela tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre os produtos exportados, a maioria da população culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, pela decisão de Donald Trump.

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16), 39% dos entrevistados responsabilizam o ex-presidente (22%) e Eduardo Bolsonaro (17%). O parlamentar tem feito lobby nos Estados Unidos para pressionar a Justiça por uma anistia a Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado.

Ainda de acordo com a pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado por 35% como o culpado pela decisão e apenas 15% colocam o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) como responsável. 7% não souberam responder, 3% não responsabilizou nenhum dos nomes listados e 1% diz que todos são culpados.

Também foi revelado que 40% acredita que Trump irá tomar novas medidas contra a economia brasileira após a prisão domiciliar de Bolsonaro, determinada no dia 4 de agosto. 28% acreditam que ele não se importará com a decisão e 20% acha que ele irá manter as mesmas medidas. O Datafolha realizou 2.002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, num nível de confiança de 95%.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve