PATROCINADORES

“2018 será um bom ano para o lucro das empresas’, diz economista

Em entrevista a MONEY REPORT, Evandro Buccini, economista-chefe da Rio Bravo Investimentos, fala sobre as perspectivas de crescimento do país para 2018 e diz que bolsa de valores será um dos melhores investimentos no ano.

Qual a aposta para o crescimento do PIB em 2018?

Antes éramos mais céticos quanto ao crescimento, mas alteramos essa visão. Projetamos uma alta de 2,7%, com o consumo e o investimento puxando a alta. Projetamos um ano bom para as empresas, com perspectivas de crescimento nos lucros, que estavam comprimidos nos últimos anos.

A alta capacidade ociosa das indústrias e o ano eleitoral permitem projeções otimistas sobre o investimento?

Durante a recessão, muitas fábricas não fizeram nem manutenção dos equipamentos. Só fazendo isso o investimento vai responder. Não considero uma boa medida dizer que o investimento não sobe poer conta da capacidade ociosa. Indústrias do setor naval, montadoras de carros e caminhões, por exemplo, têm taxa de ociosidade alta por conta dos investimentos pesados feitos nos últimos anos e isso não deve mudar tão cedo. Os setores que vão crescer e investir mais são outros, como bens de consumo.

Ações serão um bom investimento em 2018?

Apesar de a Selic ter caído no ano passado, na média ficou perto de 10%. Nesse ano, vai bater abaixo de 7%. Com taxas de juros baixas, pessoas e instituições vão buscar investimentos com mais rentabilidade do que a renda fixa. Os fundos de investimento vão ter que aumentar a posição em bolsa. O cenário, político e econômico, parece mais estável e promissor. Sem falar que aumento do lucro significa valorização das empresas. Então, diria que é um bom investimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =

Pergunte para a

Mônica.