O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (4) em alta de 0,37%, aos 97.380 pontos, um dia após fechar estável. O dólar comercial caiu 0,79%, negociado por R$ 3,86, em seu terceiro recuo seguido.
O índice foi beneficiado pelo mercado externo, impulsionado pela fala do presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell. O líder da autoridade monetária dos EUA afirmou que a instituição vai agir de maneira “apropriada” para sustentar a atividade econômica, indicando que o Fed pode adotar uma postura mais expansionista nos próximos meses. No Brasil, a aprovação da medida provisória que combate fraudes no INSS também animou os investidores.
Por outro lado, a bolsa foi afetada pelo resultado negativo da Braskem, que viu seu valor de mercado despencar após o grupo holandês Lyondel Bassel desistir de comprá-la da Odebrecht.
Entre as cinco ações mais negociadas da sessão, três fecharam em alta: preferenciais da Petrobras (0,81%), Vale (0,57%) e Banco do Brasil (1,63%). Os papeis da Braskem (-17,11%) e Itaú Unibanco (-0,17%) registraram queda.