Saiba quais são os motivos para as pessoas possuírem vários cartões
Pergunta: quantos cartões de crédito você possui? Se a sua resposta for mais do que um, saiba que você não está sozinho. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa sobre a utilização de cartões de crédito, entre os entrevistados:
- 24% deles têm um cartão;
- 24% das pessoas possuem dois cartões;
- 22% usam três cartões;
- 13% utilizam quarto cartões;
- 17% controlam cinco ou mais cartões.
Ou seja, 52%, ou mais da metade da população, gastam em três ou mais cartões. Vale saber, aliás, que segundo os dados mais recentes do Banco Central, de 2022, o Brasil tem 431 milhões de cartões de crédito emitidos e 209 milhões ativos.
Quais os motivos para ter mais de um cartão de crédito?
Quando esta pergunta foi feita aos entrevistados, 35% disseram que o objetivo é conseguir mais crédito, uma vez que o limite de cada um deles não é suficiente.
Já para 20%, trata-se de uma questão de segurança, para ter mais opções em caso de uma emergência. E 19% alegam que se organizam melhor financeiramente dividindo as contas entre os cartões.
Desse modo, no momento em que a pergunta envolveu sobre a forma como os entrevistados usam o cartão de crédito, as respostas foram:
- 61% utilizam o instrumento para compras que precisam ser parceladas;
- 37% gastam diariamente, até para as compras diárias e básicas;
- 37% só recorrem a ele em caso de emergência;
- 31% fazem compras pela internet.
Inclusive, as principais contas pagas com cartão de crédito são: supermercados, lojas de varejo e combustível do automóvel.
“Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora da Serasa Crédito.
Ela ressalta, no entanto, a importância do uso do cartão com consciência. “Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”, diz.
Mais ou menos cartões
Por fim, os entrevistados também foram questionados se consideram sua quantidade atual de cartões ideal, 50% dizem que sim. Outros 29% queriam ter mais cartões. Já 16% queriam ter menos. E 5% dizem que ter mais de um cartão acabou atrapalhando o controle financeiro.
E aqui fica uma alerta. Afinal de contas, de acordo com o BC, a inadimplência no rotativo do cartão de crédito atingiu em março o nível recorde de 48,2%.