Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Inflação retoma patamar dos 117 mil pontos

O Ibovespa fechou em leve alta de 0,27% nesta quarta-feira (11), aos 117.050 pontos. O dólar caiu 0,13%, cotado a R$ 5,05 no encerramento. Em uma sessão pré-feriado, dados sobre a inflação movimentaram as negociações. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, subiu 0,26% em setembro, uma aceleração em relação à alta de 0,23% apurada em julho, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do avanço, o resultado veio abaixo das projeções do mercado, que esperavam uma alta de 0,33%. Com os dados de setembro, o IPCA passou a acumular alta de 3,50% nos primeiros nove meses do ano, acima da meta do Banco Central para 2023, de 3,25%. Em 12 meses até setembro, o indicador subiu para 5,19%. Ainda na sessão, o Federal Reserve divulgou a ata da última reunião, de setembro. O Fed mostrou cautela em relação à trajetória dos juros nos EUA. O documento reforçou que a maioria dos participantes do comitê de política monetária julga ser adequado um novo aumento na taxa, vendo que a economia do país não cresce em ritmo moderado, mas sim sólido. A ata também mostrou que os juros devem permanecer elevados até que o comitê se sinta confiante que a inflação esteja recuando substancialmente em direção à meta (de 2%). Na cena política, o Congresso volta ensaiar a reforma tributária inserida na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no final deste mês.

As maiores altas foram das preferenciais da Gol (4,56%) e Carrefour (3,27%). As baixas, IRB Brasil (-6,89%) e Magazine Luiza (-4,02%). Das cinco ações mais negociadas, três apresentaram evolução: preferenciais da Petrobras (-0,26%), Vale (0,87%), Prio (-1,35%), preferenciais do Bradesco (1,45%) e preferenciais do Itaú Unibanco (1,27%). O volume negociado foi de R$ 18,12 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.