Document
PATROCINADORES

Segunda fase do open banking começa nesta sexta

Fonte: BC

Após ter sido adiada em julho, a segunda fase do open banking no Brasil começa nesta sexta-feira (13). O sistema financeiro aberto foca na liberação do compartilhamento padronizado de dados e serviços por instituições financeiras reguladas. No open banking, o cliente pode autorizar o compartilhamento de seus dados com outras instituições o que para o Banco Central (BC) “deve aumentar a competitividade entre os bancos e melhorar a oferta de produtos e serviços”. Em 30 de agosto começa a terceira fase da implantação. A quarta e última esta prevista para 15 de dezembro.

A partir de 30 de agosto, será possível fazer pagamentos pelo Pix usando o open banking, o que vai permitir que essas transações sejam feitas pelos chamados iniciadores de pagamento, que podem ser aplicativos de compras ou até de mensagens. Em 13 de setembro, poderão ser autorizadas as trocas de informações sobre contas e movimentação financeira. Depois de 27 de setembro, os usuários vão poder disponibilizar os dados sobre operações de crédito e cartões de crédito.

Confira as etapas desta segunda fase:

PeríodoInformações que poderão ser compartilhadasHorário permitido para o compartilhamentoLimite de autorizações para compartilhamentos
Entre 13 de agosto e 12 de setembroDados cadastraisDias úteis, entre 8h e 18h0,1% de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ)
Entre 13 de setembro de 2021 e 26 de setembro de 2021 Dados cadastrais + dados de transações relacionadas às contas corrente, de poupança e pré-pagasDias úteis, entre 8h e 18h0,5% da base de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ)
Entre 27 de setembro de 2021 e 10 de outubro de 2021 Todos os dados anteriores + dados de transações relacionadas a cartão de crédito e operações de crédito (como financiamentos e empréstimos)24h horas por dia, nas quintas e sextas-feiras.Das 8h às 18h, nos demais dias da semana, inclusive sábados e domingos.O limite de clientes que poderão autorizar esse compartilhamento sobe para 1% da base de clientes da origem dos dados (PF e PJ). 
Entre 11 de outubro de 2021 e 24 de outubro de 2021 Todos os dados cadastrais e transacionais anteriores.24 horas por dia, durante os sete dias da semana.10% de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.