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Maioria das contratações para o varejo é urgente

Levantamento do Google com 500 empresas do setor de serviços mostra que uma em cada três admissões B2B é feita a menos de 30 dias de grandes datas

Mais da metade (55%) das contratações de enablers – empresas de prestação de serviços que oferecem soluções para alavancar vendas e pós-vendas em grandes datas do varejo – estão num período de até três meses anteriores às grandes datas do setor. Levantamento realizado pelo Google, com 500 empresas do setor mostra que uma em cada três contratações (29%) é efetuada em menos de 30 dias – entre as pequenas e médias empresas, o índice de contratação em até um mês é ainda maior (37%).

Quando perguntados sobre os gatilhos para a contratação de serviços dos enablers, a urgência é novamente o motivo mais apontado (55,4%), devido a fatores imprevisíveis como aumento de preço, problemas de serviço e insatisfação. Cerca de um terço (32,7%) contratam baseado na confiança da marca; enquanto 27% decidem nos momentos de planejamento da empresa (anual ou semestral).

Segundo a pesquisa, os três principais serviços contratados são gestão financeira (apontada por 23% dos entrevistados), sistemas de marketing (20%) e plataforma de e-commerce (19%). “O tempo até a tomada de decisão varia entre os contratantes, mas é importante notar que o processo decisório pode ser alongado e levar alguns meses – o que reforça a importância do trabalho com antecedência para o momento de sazonalidade”, afirmou o head de negócios para médias empresas do Google Brasil, Artur Mazin.

Sobre quais são os desafios para contratação de enablers, mais da metade das empresas (52%) aponta a dificuldade em comunicar-se com eficiência (tomar decisão final, comunicar-se com fornecedores e obter aprovação do time). Já 40% destacam o desafio de encontrar informações sobre fornecedores e comparar preços.

Fornecedores

Segundo a pesquisa, 42% dos varejistas buscam no Google e YouTube por informações na hora de contratar fornecedor. Além disso, o fato de 33,2% dos respondentes preferirem reuniões presenciais mostra que é importante se atentar à jornada de compra de ponta a ponta, desde a experiência do site até depois do fechamento do negócio.

O estudo aponta, também, que quanto maior a empresa, mais eles procuram informações online. Enquanto 43% dos MEIs têm a indicação de conhecidos próximos como principal canal de informação, 69% das empresas com mais de 500 funcionários buscam informações nas redes sociais.

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