Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

17% dos brasileiros deixaram de comprar carne em 2022

Pesquisa da HelloSafe mostra que 45,4% passaram a comprar produtos alternativos de menor qualidade

Com a inflação pressionando a economia das famílias ao longo do período pandêmico, o impacto continuou forte em 2022 com carrinhos de supermercado cada vez mais vazios e com produtos de menor qualidade. Pesquisa realizada pela HelloSafe Brasil mostra que, dos 29,3% dos brasileiros que responderam ter deixado de comprar algum item, 17% afirmaram ter sido a carne que deixou de fazer parte das compras em 2022.

Embora o preço da maioria dos alimentos tenha subido, 57,64% dos brasileiros afirmaram que a carne foi o produto que mais encareceu. Apesar disso, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos últimos dozes meses, a inflação das carnes (excluindo frango e peixe) foi de 1,22%. Na classificação por subtipo, as carnes que tiveram um maior aumento foram o cupim (13,51%) e a picanha (7,12% ).

O resultado sobre a percepção dos consumidores mostra um reflexo da inflação de 2021, quando o aumento das carnes bovinas foi de 9,98% em um ano. Ainda no levantamento, os entrevistados mostraram a seguinte percepção sobre o consumo:

  • 37,9% responderam gastar mais de R$ 200 por mês nas compras de 2022 em comparação com 2021;
  • 45,4% passaram a comprar produtos alternativos de menor qualidade;
  • Mesmo sem ter tido um aumento expressivo no ano, brasileiro ainda acredita que a vilã das compras é a carne vermelha.

Nesse período, a solução dos brasileiros para driblar os aumentos foi comprar produtos com qualidade inferior. Nos últimos meses de 2022, houve uma mudança de comportamento também das próprias marcas, que passaram a produzir produtos que oferecem gosto similar, mas qualidade inferior, como por exemplo o leite condensado. Agora é possível encontrar um produto que visualmente e no paladar, é bem similar, mas tem outro nome: mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido. Produtos como esse vem sendo comercializados com preços menores.

Metodologia

A pesquisa da HelloSafe Brasil foi aplicada entre 1° de setembro e 31 de outubro de 2022. Foram ouvidas 1.740 pessoas (acima de 18 anos) de todas as regiões do país. Os dados mostrados sobre inflação são do IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira a pesquisa inteira aqui: https://hellosafe.com.br/blog/pesquisa-inflacao

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.