Document
PATROCINADORES

Inteligência artificial; reforma tributária; Evergrande; mobilidade urbana

MONEY REPORT mostra as iniciativas liberalizantes e modernizadoras ao ambiente de negócios

Inovação

Marco legal da inteligência artificial

A Câmara dos Deputados aprovou o marco legal para o emprego de recursos de inteligência artificial (IA, na sigla em inglês) no Brasil. O projeto define fundamentos e princípios para o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia, incluindo diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema e criando caminhos para as empresas atuarem com segurança jurídica.

Economia

Governo lança beabá da reforma tributária

O Ministério da Economia divulgou uma cartilha informativa sobre a reforma tributária para esclarecer dúvidas quanto ao teor do projeto em tramitação no Congresso. Fatiado entre diferentes relatorias, a discussão causa dúvidas e gera críticas.

Mises Brasil

Em uma economia regulada, a atuação do empresariado é desvirtuada

Artigo de Hans-Hermann Hoppe propõe que apenas os virtuosos se manterão como capitalistas-empreendedores: “Arriscar o próprio dinheiro (ou, em caso de empréstimo, o próprio patrimônio) antecipando uma demanda futura incerta é obviamente uma tarefa difícil. O resultado pode ser lucros magnânimos, mas também pode ser a ruína financeira. Poucas pessoas estão dispostas a se arriscar assim, e um número ainda menor de pessoas é realmente excelente nisso, conseguindo permanecer no mercado por um longo período.”

O poder de tributar é o poder de destruir

Michael Rozeff alerta: “Mesmo que o governo se endivide mais para gastar, esse endividamento só é possível porque o governo tem a capacidade de tributar para quitar essa dívida. Se o governo não tivesse a capacidade de tributar para quitar a dívida, ninguém emprestaria ao governo”.

___________________________________________

Informe Publicitário

_______________________________________________

Política

Os riscos do drible no teto para bancar auxílios com IR e IOF

O Congresso parece mobilizado em viabilizar uma pauta de interesse do governo federal, o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família. Para tanto, o governo aumentou o imposto sobre operações financeiras (IOF) via decreto e tenta criar mecanismos para utilizar os recursos que possam ser levantados a partir da reforma do imposto de renda (IR). Mais do criticar, MONEY REPORT foi consultar economistas e tributaristas.

Money Talks

Secretário Alexandre Baldy

Baldy e os planos para a mobilidade na Grande SP

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, participou de um MONEY TALKS abordando os desafios da mobilidade urbana na região metropolitana da capital. Ele defende uma reformulação nos modelos de financiamento, de forma a facilitar a participação da iniciativa privada. Baldy foi entrevistado pelo publisher Aluizio Falcão Filho.

Só a China ganha com a crise da Evergrande

Responsável pela instalação do Banco do Brasil na China e raro conhecedor do mercado financeiro daquele país, o professor Sérgio Quadros, da pós-graduação da Unisinos (RS), participou de MONEY TALKS. Pouco alarmista, ele mostrou algumas das possibilidades para a resolução do endividamento bilionário da gigante incorporadora Evergrande. Quadros foi entrevistado pelo editor-chefe André Vargas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.