PATROCINADORES
PATROCINADORES

Uma homenagem ao gênio Vangelis

São poucos os casos em que a música-tema de um filme fica mais conhecida que a película em si. É o caso de “Carruagens de Fogo”, um drama sobre a rivalidade de corredores que defendem a Inglaterra nas Olimpíadas de 1924.

A importância das trilhas sonoras na indústria cinematográfica é impressionante. Há várias obras-primas do celuloide que não teriam o mesmo resultado final não fosse o impacto de sua banda musical. Nesta categoria, por exemplo, enquadra-se perfeitamente “Blade Runner”(imagem), um clássico da ficção científica produzido no início dos anos 1980.

O que esses dois filmes têm em comum? A trilha sonora do compositor grego Vangelis, que nos deixou poucos dias atrás (ele ganhou o Oscar por “Carruagens” e foi indicado ao Globo de Ouro por ‘Blade Runner”).

Quando era uma criança, escutava no rádio do carro da minha mãe a canção “Rain and Tears”, de uma banda chamada “Aphrodite’s Child”. Já adolescente, vim a saber que o vocalista desta banda era o também grego Demis Roussos. Porém, quando ouvi a trilha sonora de “Blade Runner”, fiz uma pesquisa sobre o autor e descobri que Vangelis tinha sido o tecladista deste grupo.

Não foi sua única incursão no mundo pop. Ele faria, ainda nos anos 1980, uma dupla com o vocalista da banda Yes, Jon Anderson, que rendeu dois álbuns e um grande sucesso: “I Hear You Now”.

Curiosamente, a trilha sonora original, executada por seu compositor, ficou dez anos na gaveta. Após o sucesso do filme, uma versão da New American Orchestra ganhou as lojas de discos e vendeu bastante. Mas o álbum com os sintetizadores de Vangelis só chegaria a mercado em 1992, quando o diretor Ridley Scott lançou uma nova edição do filme que estreara uma década antes.

Blade Runner está no meu Top Ten de melhores filmes de todos os tempos. Boa parte de sua mística tem a ver com a trilha musical de Vangelis. Por isso, fica aqui a minha homenagem a este gênio da música.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.