Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Martha Leonardis conta os highlights da Brazil Conference 2024

Por Martha Leonardis

Ao ser convidada para o Brazil Conference em Harvard, aceitei de imediato – mas não tinha ideia do que iria encontrar por lá. Meu pensamento foi: visitar Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology) com esse grupo no fim de semana será melhor que qualquer outro programa que eu poderia fazer. Afinal, é de maneira despretensiosa que as melhores surpresas acontecem.

Já no primeiro dia, o jantar de boas-vindas no Museum of Fine Arts foi um bálsamo de beleza por si só. Mas, ao entrar, pude encontrar muitos amigos brasileiros talentosos. E assim conheci um casal que estava cursando MBA em Harvard, Marcela e Gian Lucchesi. Eles, juntamente com Nizan Guanaes, ajudam os alunos a organizar o evento.

Logo de cara, o artista Diego Figueiredo nos inundou com uma dose enorme de talento. A régua estava alta. No dia seguinte, a programação começou com o ministro Luís Roberto Barroso em uma sala; na outra, Jorge Paulo Lemann entrevistado pelo mestre de negociação, Daniel Shapiro. Aliás, a entrevista em si foi uma negociação o tempo todo, com Shapiro buscando os limites daquilo que o grande empresário estava disposto a falar. E ele falou tudo, incluindo temas como governança e insucessos.

Martin Escobari, da General Atlantic, disse que o grande investidor diz muitos “nãos” antes de pronunciar um “sim”. Por quê? Para ter capital e energia para aproveitar as grandes oportunidades quando ela passarem à frente.

A mesma linha foi trilhada por Bill Ackman, um investidor icônico que fala o que pensa e se posiciona. Resultado: foi ovacionado, parecia um pop star de cinema. Um resumo de sua palestra:

+ Seu Board que tem como missão discordar dele.

+ O líder precisa ser questionado.

+ Sonho Grande é a expressão mais importante para os empresários.

+ Tenha um time que acredite no sonho. 

E por falar em sonho. Alexandre Birman, dono do maior conglomerado de fashion no Brasil, almejava há muito ter a maior marca do mundo. Está no caminho certo. O reitor de Harvard o desafiou a concretizar seu sonho e ele aceitou. Seu lema é: você sempre pode fazer melhor.

João Adibe e Karla Marques, da Cimed, fizeram marketing o tempo todo, desde a forma de vestir até a distribuição de águas no evento – uma verdadeira onda amarela. Karla pediu união das mulheres e João falou da capacidade de vendas no digital. Ambos contaram o caso Carmex, que é campeão de vendas com investimentos apenas em marketing digital orgânico.

Linda Rottenberg, Ceo da Endeavor, disse que foi chamada muitas vezes como a “chica louca”. Não acreditavam que existia talento tech na América Latina. Já Marcelo Claure, vice-presidente da Shein, acrescentou que o empreendedor precisa ter resiliência e um alto poder de execução.

E Ivete Sangalo? Emocionou a todos com sua primeira palestra na vida, estava sóbria de preto, falou da carreira, de humildade, de amor, da maternidade. Um dos pontos altos foi o Luciano Huck. Ao escapar da famosa pergunta sobre ser presidente do Brasil, mas aqui deixou as janelas abertas, ele surpreendeu quando trouxe uma família do Brasil que não via o filho há 10 anos para um reencontro.

Os temas relacionados à Inteligência Artificial estiveram presentes em quase todos os painéis: no jurídico, Barroso defendeu a celeridade que pode ser obtida com as ferramentas digitais, mas questionou que tipo de ética podemos esperar da máquina. Na área musical, o produtor Konrad Dantas, o Kond, falou dos criadores, do artista, da pessoalidade.

Por fim, Helder Barbalho, a ministra Sônia Guajajara e Rodrigo Medeiros, da Ré Wild, falaram da COP 30 da floresta e da necessidade de termos um discurso ambientalista único no país. 

Ao final dos trabalhos, o que mais me intrigou foi a excelência das mentes brasileiras que estão no exterior e se apresentaram nos painéis. Minha conclusão: precisamos fazer um esforço coletivo para trazê-los de volta ao nosso país.

Compartilhe

Comentários

Uma resposta

  1. Temos, sem sombra de dúvida, mentes brilhantes!! Tanto aqui, quanto fora do Brasil (no mundo inteiro temos brasileiros extremamente criativos e competentes). A questão é que, via de regra, as pessoas (claro!) estão voltadas a seus projetos pessoais. E, infelizmente, a imensa maioria se afastou/afasta do mundo político. Até porquê, o momento em que vivemos, as Câmaras, Assembléias, Congresso, etc, estão infestadas de oportunistas, pessoas despreparadas, incompetentes, mal intencionadas e, desafortunadamente, perdemos a chance de ter estas “mentes brilhantes” colaborando com o país. Este país tão rico e tão carente de gente comprometida com o efetivo crescimento do país, com a melhora dos índices sociais, econômicos, educacionais, sanitários, de saúde, de qualidade de vida, meio ambiente, etc. e sermos DEFINITIVAMENTE o Brasil que sonhamos (e poderíamos ser). Temos TUDO pra isso. Mas é preciso “seduzir as mentes brilhantes”, para que estas ajudem a a fazer com que isso aconteça. A trilha sonora deste comentário, poderia ser “Sonho meu”, da Dona Ivone Lara, não? “Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.