PATROCINADORES

“Precisamos cobrar do governo a redução dos impostos”

 

Daniel Mendez, CEO da rede de restaurantes corporativos Sapore, defende a queda da carga tributária e dos gastos públicos e diz o que espera do próximo presidente.

A chamada agenda liberal é pautada por uma redução do tamanho do estado, pela queda da carga tributária e diminuição da burocracia. Qual destes pontos é mais importante para você?

A carga tributária é muito alta. Entendemos que é preciso pagar as contas da máquina estatal, mas precisamos cobrar do governo quais são as possibilidades de redução de impostos. O governo precisa de metas para diminuir os tributos. Como uma empresa: vamos supor que nosso objetivo seja reduzir a carga de 30% para 25%, digamos. Para isso, precisamos estabelecer passos para chegar ao objetivo. É preciso colocar gestão para chegar a este cenário.

Que problemas a interferência do estado trouxe para o seu setor?

Não tem uma interferência direta, além daquelas que já existem. Há, por exemplo, leis que dão muito trabalho. Temos muitos funcionários e há a necessidade de preencher cotas. Isso interfere nos negócios e traz uma produtividade que não é a ideal. Alguns estados da União também têm aumentado tributos.

Como reduzir os juros num ambiente em que os gastos públicos somente crescem?

O governo tem tentado reduzir os juros na tentativa de movimentar a economia. Mas isso pode ser perigoso se não houver a contrapartida, que é reduzir os gastos do Estado.

O que esperar de um candidato a presidente para 2018?

Precisamos de alguém que faça gestão e saiba se mover no ambiente político. Sem querer fazer as coisas por decreto. Dos candidatos que estão aí, muitos são radicais ou inexperientes. O futuro presidente precisa de metodologia e de gestão. Além de credibilidade, tem que traçar planos exequíveis e brigar por reformas que possam ser implementadas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 4 =

Pergunte para a

Mônica.