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Nova Lei do Ônibus breca abertura de novas empresas

MONEY TALKS recebeu Flávio Prol, diretor da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que apresentou os efeitos ainda pouco conhecidos da Nova Lei do Transporte Interestadual de Passageiros, a Lei do Ônibus, que em vez de abrir o mercado, se tornou um instrumento protecionista em favor das empresas tradicionais. “Desde 2019 víamos a consolidação de novos atores e o aumento do interesse de investidores internacionais e domésticos em um setor caracterizado por monopólios e oligopólios”, disse. Tanto que 66% das linhas interestaduais são operadas por apenas uma empresa. Mesmo assim, aos poucos empresas mais competitivas e inovadoras ganham espaço se valendo de tecnologia e qualidade de serviços. “O problema que restou é o critério de viabilidade econômica, que deveria ser uma preocupação apenas do investidor, pois ele já fez as contas”, diz. Agora a Amobitec tenta mudar a lei para oferecer o que é mais ncessário: concorrência.

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