PATROCINADORES

Eletrobras desestatizada; maior campo do ES; redução do IPI

MONEY REPORT mostra as iniciativas e ideias liberalizantes e modernizadoras ao ambiente de negócios
Acionistas aprovam privatização da Eletrobras

Os acionistas da Eletrobras aprovaram na terça-feira (22), em assembleia geral extraordinária (AGE), o início do processo de privatização da empresa. O sinal verde ocorreu um dia depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitir considerar difícil realizar a operação ainda no primeiro semestre deste ano, como previa o governo. Em uma assembleia marcada por um grande número de abstenções e realizada virtualmente devido à pandemia, foi aprovada a cisão das subsidiárias Eletronuclear e da usina hidrelétrica de Itaipu, a capitalização da empresa em bolsas com a devida diluição da participação da União e as condições financeiras para que a desestatização aconteça.

Petrobras vende maior campo terrestre do ES

Petrobras anunciou que venderá 100% de sua participação em um conjunto de quatro campos de produção de petróleo em terra localizados no norte do Espírito Santo, conhecido como Polo Norte Capixaba. Entre os ativos está a instalação de Fazenda Alegre, o maior campo terrestre no estado, além de dutos e um terminal portuário. O complexo será adquirido pela Seacrest Petróleo SPE Norte Capixaba, subsidiária do grupo de private equity Seacrest, sediado na Noruega. O valor total da venda é de até US$ 544 milhões, cerca de R$ 2,7 bilhões na cotação atual.

____________________________________

Informe Publicitário

____________________________________

Governo avalia reduzir IPI em até 25%

O governo federal estuda reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal que incide sobre os manufaturados nacionais ou importados.  Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a intenção é estimular a atividade econômica, diminuindo custos com queda de até 25% na alíquota paga pelo setor produtivo. Um dos resultados seria a queda nos preços ao consumidor final.

Um sucinto compêndio das melhores frases de Ludwig von Mises

Segundo Murray Rothbard

Mises foi um dos mais notáveis economistas e filósofos do século XX. No decorrer de uma longa e altamente produtiva vida, ele desenvolveu uma ciência dedutiva e integrada capaz de explicar toda a economia, baseada no axioma fundamental de que seres humanos individuais agem propositadamente para atingir as metas desejadas. 

Partido de uma análise econômica “livre de juízo de valor” — no sentido de simplesmente descrever as coisas, dizer como elas são, sem defender nenhum ponto de vista em particular —, Mises concluiu que a única política econômica viável para a raça humana seria uma política de laissez-faire, de livre mercado e de respeito total aos direitos de propriedade privada, com o governo estritamente limitado a defender a pessoa e a propriedade dentro de sua área territorial.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.