Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

CPFL Energia adquire 66% da CEEE-T por R$ 2,67 bilhões

A vencedora do leilão de privatização do controle acionário da Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), promovido pelo governo do Rio Grande do Sul, foi a CPFL Energia. O leilão foi realizado nesta sexta-feira (16), na B3, em São Paulo. A CPFL adquiriu 66,08% do capital social da CEEE-T, transmissora do Grupo CEEE. O ágio foi de 57,13%. O valor mínimo era de R$ 1,699 bilhão.

A CPFL Energia é responsável pela distribuição em 77% do território do Rio Grande do Sul. A A CEEE-T opera e mantém 6 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 15,7 mil estruturas de geração, com 56 subestações, somando potência de 10,5 mil megavolt-ampères (MVA).

“A operação com o ganho de eficiência próprio do setor privado vem em proveito de toda a sociedade, com melhores serviços, com menores preços, e esse ganho de eficiência reverte em melhores oportunidades de emprego”, disse o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).

A conclusão da aquisição ainda depende da análise dos documentos pela Comissão de Licitação e das aprovações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). De acordo com a CPFL, se todo o processo correr dentro dos prazos , a transferência total do controle da transmissora deve começar em outubro de 2021.

Este é o segundo braço do Grupo CEEE a se privatizado em leilão. Em março, a CEEE Distribuidora (CEEE-D) foi adquirida pelo Grupo Equatorial Energia. A Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) também deve ser vendida neste semestre.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.