PATROCINADORES

Startup testa carregamento inteligente para o E-Pace

Da redação
12 de agosto de 2025
Projeto-piloto no Reino Unido avalia agendamento automático de recarga em horários fora de pico, com priorização de energia renovável e expectativa de economia anual de até R$ 1,2 mil por veículo

A Jaguar Land Rover (JLR) iniciou um projeto-piloto no Reino Unido para testar uma solução de carregamento inteligente em seu modelo elétrico, o Jaguar E-Pace. A iniciativa, em parceria com a startup ev.energy, busca reduzir custos e emissões de carbono para os motoristas.

Nos testes britânicos com veículos elétricos, o sistema apresentou potencial de economia média de £166 por ano por carro ( cerca de R$ 1.250) e redução de até 489 toneladas de CO₂ em 12 meses, o equivalente ao consumo de energia anual de aproximadamente 1,4 mil residências.

Além do benefício econômico, o carregamento inteligente contribui para a estabilidade da rede elétrica, ao equilibrar a demanda de energia. A JLR planeja expandir a solução para os mercados dos Estados Unidos e União Europeia após a conclusão da fase piloto.

A colaboração com a ev.energy faz parte da estratégia de inovação da JLR. A empresa também investe em startups com foco em tecnologias sustentáveis, como a Energy Source, no Brasil, que atua no reúso e reciclagem de baterias de lítio, e a Allye Energy, que desenvolve sistemas de armazenamento de energia portáteis a partir de baterias de veículos híbridos.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve