Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil recebe primeiro lote da Pfizer: 1 milhão de doses

O primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil às 19h20 desta quinta-feira (29). Os imunizantes vieram em um voo cargueiro fretado da Worldwide Services que pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O embarque ocorreu em Bruxelas, Bélgica, e foi necessária uma escala em Miami.

Voo sofre um atraso de pouco mais de 20 minutos

As doses serão distribuídas entre a sexta-feira (30) e o sábado (1º) para as 27 capitais, onde há melhores condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas de -70 graus Celsius. Uma equipe de 120 profissionais – incluindo escolta da Polícia Federal – levou a carga para o Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, que conta com 16 geladeiras especiais para esta finalidade. As doses podem ser preservadas por até duas semanas entre -15ºC e -25C. Nos postos de vacinação, podem resistir por até cinco dias entre 2ºC e 8ºC.

O governo adquiriu cerca de 100 milhões de doses da vacina, suficientes para 50 milhões de pessoas – são duas aplicações -, perfazendo quase 25% da população brasileira. A Pfizer foi a primeira a receber registro definitivo no Brasil, em fevereiro. O imunizante pode ser aplicado a partir de 16 anos de idade, com intervalo de 21 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, até junho devem ser entregues 13,5 milhões de doses. A Pfizer não confirmou a informação. Antes de fechar negócio, em março, o governo brasileiro ignorou três ofertas formais para a venda de 70 milhões de doses feitas no ano passado. Em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, afirmou que país teria dificuldade para armazenar e distribuir o produto.

Compartilhe

Comentários

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.