Comodidades e experiências de hotel cinco estrelas são as apostas de construtoras para atrair investidores à Praia Brava
Piscinas aquecidas, spas com saunas e beauty center, cinema privativo, espaços fitness completos, áreas de coworking, rooftops com vista para o mar e assinaturas de arquitetos e designers de grande renome: as áreas de lazer dos novos empreendimentos residenciais de luxo no Brasil estão cada vez mais parecidas com as comodidades oferecidas por hotéis cinco estrelas. Essa tendência acompanha o crescimento do turismo de bem-estar, que movimentou US$ 954 bilhões em 2024 e deve ultrapassar US$ 2 trilhões até 2034, segundo a consultoria internacional Precedence Research. No mesmo período, o mercado imobiliário residencial global deve mais que dobrar, passando de US$ 10,68 trilhões para US$ 25,82 trilhões.
Experiências de lazer e bem-estar estão cada vez mais conectadas com moradia e com o novo comportamento do consumidor. Isso faz com que construtoras invistam cada vez mais nesses diferenciais, especialmente no médio e alto padrão. É o caso do litoral norte catarinense, que tem quatro das cinco cidades com o metro quadrado mais valorizado do país e se consolidou como polo de imóveis e investimentos de luxo.
Os empreendimentos da Construtora CK, na Praia Brava de Itajaí, têm tido uma valorização em torno de 25% ao ano, acima da média dos demais imóveis da cidade. Seus dois projetos de luxo em construção já tiveram mais de 95% das unidades vendidas. “Hoje ter uma área de lazer completa, com as comodidades oferecidas em um hotel, deixou de ser um diferencial e virou praticamente um requisito na hora da compra de um imóvel residencial. As pessoas querem viver bem, com conforto e aquele clima vibrante e agradável de um hotel, só que com a praticidade de estar em casa. A nossa intenção é justamente traduzir a experiência de um hotel de alto padrão para o morar”, explica Charles Kan, diretor da Construtora CK.
Um dos destaques dessa nova era de empreendimentos é o Artefacto Towers by CK, localizado na Praia Brava. Primeiro residencial do Brasil assinado pela marca de móveis e design Artefacto, o projeto foi lançado em setembro de 2021. Com áreas privativas a partir de 162,2 metros quadrados e entrega prevista para dezembro de 2026, o empreendimento atingiu uma valorização de 93,75% em menos de quatro anos — um salto expressivo que elevou seu VGV para R$ 350 milhões e o ticket médio para R$ 3 milhões. A expectativa é alcançar até 120% de valorização até a entrega.
Com 3.109 m² de área de lazer e 30 ambientes decorados com móveis da Artefacto, o empreendimento teve o projeto de interiores assinado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos. Estes espaços de convivência oferecem um leque de comodidades dignas de um hotel cinco estrelas: piscinas internas e externas, espaço wellness com saunas e beauty center, sala de pilates, quadras esportivas, cinema, entre outros.
Outro exemplo dessa tendência é o Habitah Praia Brava, também em Itajaí e em construção pela CK, lançado em dezembro de 2022 e com previsão de entrega para o final de 2027. O projeto, que traz a assinatura do arquiteto Jayme Bernardo, já vendeu 97% das unidades e acumula valorização de 53,75% desde o lançamento, com ticket médio de R$ 1,3 milhão. A expectativa é que o índice de valorização atinja mais de 90% até a entrega da obra.