Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Cerveja artesanal atrai nova geração de empreendedores

Cerveja artesanal atrai nova geração de empreendedores

Uma nova geração de empreendedores parece ser obcecada por cerveja. Pelo menos é isso o que mostra recente levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Segundo o estudo, 70% das marcas no Brasil têm entre 1 e 4 anos de existência. Os homens dominam o setor: 89% dos negócios são liderados por eles. Os jovens também são maioria: 39 anos é a idade média dos profissionais que empreendem na área.

Por que é importante
O mercado de cerveja artesanal cresce 20% ao ano no Brasil
Quem ganha
Os fãs de cerveja, que ganham uma variedade inédita de produtos. Nos últimos 2 anos, cerca de 7 mil novos rótulos surgiram no país
Quem perde
Os grandes grupos cervejeiros, que começam a ser pressionados pelo avanço das bebidas artesanais