Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Pacto Contra a Fome expande atuação e reforça combate ao desperdício
No segundo ano de atividades, o Pacto Contra a Fome, fundado por Geyze Diniz, ampliou em 89% seus projetos para enfrentar a fome e o desperdício de alimentos no Brasil, que ainda convive com 8,7 milhões de pessoas em insegurança alimentar grave e o descarte anual de 55 milhões de toneladas de comida. Em 2024, a organização atuou em seis estados, firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para expandir ações e passou a integrar redes globais de combate à fome, reforçando sua influência em políticas públicas e iniciativas privadas para reduzir o problema.
Speedo aposta em inovação e sustentabilidade na moda esportiva

Seis em cada dez consumidores no mundo e metade dos brasileiros já estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, segundo pesquisas que mostram também a preferência por marcas com práticas ambientais e sociais claras. Atenta a essa mudança, a Speedo incorporou tecidos recicláveis e biodegradáveis à sua produção, incluindo peças feitas de fibra de milho, que substituem polímeros derivados do petróleo. Hoje, 5% de sua linha utiliza materiais de menor impacto ambiental, com meta de triplicar esse índice até 2027, atendendo a um consumidor cada vez mais exigente em critérios ESG, transparência e responsabilidade na cadeia produtiva.
Brasil perdeu 111,7 mi de hectares de áreas naturais em 40 anos
Entre 1985 e 2024, o Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares de vegetação nativa, área maior que a Bolívia. segundo dados do MapBiomas. O estudo aponta que 60% das conversões ocorreram antes do período analisado e os 40% restantes se concentraram nessas quatro décadas, sobretudo para pastagens (62,7 mi ha) e agricultura (44 mi ha). A Amazônia foi o bioma mais afetado, com 52,1 milhões de hectares suprimidos, seguida do Cerrado (40,5 mi ha). Apesar da desaceleração da expansão agrícola, a degradação voltou a crescer na última década, impulsionada por mineração e novos focos de desmatamento como a região Amacro.
____________________________________________________
____________________________________________________
Jaguar Land Rover testa carregamento inteligente para elétricos no Reino Unido

Em parceria com a startup ev.energy, a Jaguar Land Rover iniciou testes de um sistema de carregamento inteligente para o Jaguar E-Pace, capaz de agendar recargas em horários fora de pico e priorizar o uso de energia renovável. O piloto, no Reino Unido, aponta potencial de economia anual de cerca de R$ 1,2 mil por veículo e redução de até 489 toneladas de CO₂ — equivalente ao consumo de energia de 1,4 mil residências. A solução, que também ajuda a estabilizar a rede elétrica, deve ser expandida para EUA e União Europeia. No Brasil, a JLR investe em tecnologias sustentáveis como reciclagem de baterias e armazenamento de energia portátil.
Pet Yoga com filhotes disponíveis para adoção

No dia 24 de agosto, o Botafogo Praia Shopping promove uma aula de Pet Yoga com filhotes da ONG Pata Real, oferecendo bem-estar físico e emocional aos participantes e a oportunidade de adotar os cães. A atividade integra o Mês do Bem-Estar do shopping e inclui sessões de yoga nos horários de 8h30, 9h45 e 11h, estimulando relaxamento, produção de endorfina e conexão entre humanos e animais. A entrada é mediante compra de ingresso pelo app Ingresse, com vagas limitadas, e faz parte de uma programação que inclui experiências sensoriais, aulões de yoga e funcional, e o encerramento com a Track Experience na Praia de Botafogo.
Daniela Grelin: “O Brasil tem potencial para liderar na COP30”
No Business Day Impacto e Sustentabilidade, promovido por MONEY REPORT, a diretora-executiva do Pacto Global Rede Brasil, Daniela Grelin, falou sobre o Pact Towards COP30, iniciativa que mobiliza empresas a integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às suas estratégias, com foco especial no combate às mudanças climáticas.
Para Daniela, “o importante é verificar o movimento, o amadurecimento das empresas. O Brasil é um dos países que alcançou o ODS 17, que trata de parcerias e meios de implementação”. Ela ressaltou que entre os 2,3 mil participantes, há desde aqueles em início de jornada ESG até organizações que transformam sustentabilidade em ativo estratégico. Daniela também destacou o impacto do movimento Elas Lideram 2030, voltado à promoção da equidade de gênero no setor privado.
Brasil reciclou 97,3% das latinhas de alumínio em 2024

O Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio para bebidas em 2024, segundo a Recicla Latas, mantendo por 16 anos consecutivos índice acima de 96%. Foram reaproveitadas 33,9 bilhões das 34,8 bilhões de unidades comercializadas, que voltam às prateleiras em cerca de 60 dias, impulsionadas por um sistema de logística reversa consolidado e pelo trabalho de cerca de 800 mil catadores. A reciclagem, estratégica para a economia circular, reduz emissões, garante segurança no fornecimento de matéria-prima e gera renda, mas lideranças do setor defendem políticas que também remunerem o serviço de coleta, beneficiando cooperativas e catadores autônomos.
____________________________________________________
____________________________________________________
Itajaí cria instituto para acelerar obras sustentáveis

Itajaí (SC) lançou o Instituto Mais Itajaí, uma organização da sociedade civil formada por 29 grandes empresas e entidades locais que vai investir mais de R$ 5 milhões na elaboração e doação de cinco projetos executivos de infraestrutura à prefeitura. As propostas incluem novo acesso entre a BR-101 e a Praia Brava, dois eixos viários estratégicos, um masterplan para um terminal de cruzeiros integrado ao centro e um programa de habitação de interesse social. O objetivo é acelerar obras estruturantes, reduzir entraves burocráticos e apoiar o desenvolvimento sustentável da cidade, que lidera o PIB catarinense e é o maior polo importador do Brasil.
Glocal Amazônia debate futuro do bioma
A 3ª edição da Glocal Amazônia será realizada em Manaus nos dias 28, 29 e 30 de agosto, reunindo inovação, cultura e sustentabilidade para colocar a região amazônica no centro do debate global. O evento contará com masterclasses, workshops, painéis, apresentações artísticas e a tradicional Feira Glocal, além de atividades voltadas para escolas, universidades e turismo sustentável, com participação de líderes locais, influenciadores e representantes culturais como o Boi Caprichoso e Boi Garantido. Com foco em pluralidade, baixo impacto ambiental e valorização de talentos locais, a Glocal Amazônia promove discussões sobre negócios, bioeconomia, arte, cultura e legado da COP30, conectando sociedade, empresas e governo para soluções e oportunidades que garantam um futuro sustentável para o maior bioma do planeta.
“No Einstein o S é de saúde”: a visão de Klajner sobre ESG
Sidney Klajner, presidente do Einstein Hospital Israelita, explicou que o “S” do ESG vai além do social, focando na saúde e no bem-estar da população. Durante o Business Day Impacto e Sustentabilidade, de MONEY REPORT, ele destacou projetos de telemedicina no atendimento de comunidades ribeirinhas na Região Norte e o uso de inteligência artificial para apoiar médicos em localidade críticas, como na periferias de Manaus, que concentra alta mortalidade materna.
Klajner também falou sobre a Universidade Einstein, que oferece oito graduação e cursos técnicos, inclusive gratuitos para jovens da comunidade vizinha de Paraisópolis. “A capacitação profissional busca desenvolver profissionais capazes de liderar transformações no sistema de saúde”, afirmou.