Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro regulamentou um benefício fiscal para o desenvolvimento regional de montadoras e fábricas de autopeças. Segundo o jornal O Globo, o incentivo tributário, criado em 2018 na mesma lei que instituiu o Rota 2030, custará R$ 19 bilhões aos cofres públicos entre 2021 e 2025. A iniciativa é voltada a empresas que atuam no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Pelas regras, as companhias terão um abatimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como compensação pelos recolhimentos do PIS/Cofins. Em contrapartida, elas precisarão apresentar projetos com programação de investimentos de R$ 2,5 bilhões (montadoras) e de R$ 500 milhões (fabricantes de autopeças). Os aportes também precisarão ser feitos no período em que o benefício irá vigorar.
