Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Expectativa de inflação dos consumidores atinge maior valor desde novembro de 2018

A Fundação Getulio Vargas divulgou nesta segunda-feira (22) que a expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,2 ponto percentual em março, para 5,5%. No sétimo avanço seguido, o indicador alcançou o maior patamar desde novembro de 2018. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a mediana cresceu 0,7 ponto. “O movimento de altas das expectativas medianas de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses está relacionado à trajetória de alta dos preços de alimentos e bebidas, influência tanto pela mudança de hábito de consumo provocada pela pandemia quanto pelo preço das commodities associada à alta do dólar”, destacou Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE. “Nesse cenário, o aumento dos preços tende a afetar de maneira mais intensa consumidores em faixas de renda mais baixas em virtude da elevada participação de alimentos e bebidas na cesta de consumo desses indivíduos”, completou.

Por que é importante

A expectativa dos consumidores está acima do centro da meta para a inflação estipulada pelo Banco Central para 2021, de 3,75%

Quem ganha

A estimativa é menor para os mais ricos (renda acima de R$ 9,6 mil): 4,9%

Quem perde

A perspectiva é maior para os mais pobres (renda abaixo de R$ 2,1 mil): 6,3%

Compartilhe

Comentários

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.