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Confiança do consumidor volta ao nível de maio de 2020, mostra FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado nesta terça-feira (23) pela Fundação Getulio Vargas, caiu 9,8 pontos em março, para 68,2 pontos. O resultado representa o menor valor do indicador desde maio de 2020 (62,1) – nos primeiros meses de impacto da pandemia do novo coronavírus. O desempenho negativo foi puxado principalmente pela piora da percepção em relação aos rumos da economia nos próximos seis meses. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,5 pontos, para 64 pontos; enquanto o Índice de Expectativas (IE) despencou 12,3 pontos, para 72,5 pontos. “A forte queda da confiança dos consumidores é resultado do recrudescimento da pandemia de covid-19 em todo o país e do colapso do sistema de saúde em várias cidades. A campanha de imunização segue lenta, enquanto o número de hospitalizações e mortes por dia avança rapidamente, levando estados e municípios a adotar medidas de restrição à circulação de pessoas. Os consumidores percebem a piora da situação econômica atual com sérios riscos ao emprego e à renda e são também afetados psicologicamente pelo medo de contrair a doença e pela necessidade de isolamento social”, destacou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens.

Por que é importante

O índice varia de zero a 200 pontos, com o resultado acima de 100 pontos representando maior otimismo

Quem ganha

A pressão para que a vacinação seja acelerada

Quem perde

A economia em geral, já que a queda do consumo afeta direta ou indiretamente todos os setores

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