A Imagem da Semana escolhida por MONEY REPORT veio diretamente do Salão Oval da Casa Branca: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segurando cartolinas gigantes com gráficos coloridos, em uma tentativa de convencer analistas e jornalistas de que os dados oficiais de emprego estão errados.
Trump: "This one chart really says it better than anything, if you look at this. This is great. But this chart is pretty amazing. Right here. All new numbers." pic.twitter.com/fcy8PiGtxG
— Aaron Rupar (@atrupar) August 7, 2025
A apresentação ocorreu na última quinta-feira (7), dias depois de Trump demitir Erika McEntarfer, então diretora do Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês). O órgão havia divulgado que em julho foram criados apenas 73 mil novos postos de trabalho, com revisões para baixo nos meses anteriores, o pior desempenho desde a pandemia.
Trump afirma que os números oficiais favorecem o ex-presidente Joe Biden e divulgou “estatísticas alternativas” preparadas pelo economista Stephen Moore, que alega que o BLS superestimou a criação de empregos em 1,5 milhão durante o governo do partido Democrata. Sem entrar em detalhes fundamentais para explicar sua abordagem, Trump disse apenas: “Este gráfico é incrível. Bem aqui. Números totalmente novos”.
A performance com cartolinas, digna de uma aula de pré-escola virou símbolo da ofensiva de Trump contra a credibilidade de um órgão federal independente. Para MONEY REPORT, foi a cena mais emblemática da semana, já que altera com argumentos rasteiros a percepção sobre a principal economia do mundo – para quem acreditar.