Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Alta do dólar pode encarecer produtos natalinos

O aumento da cotação do dólar, que atingiu nesta semana o maior valor nominal da história, deverá encarecer os artigos de decoração para o Natal. “A alta da moeda americana, se continuar subindo, deve pressionar a inflação de novembro e dezembro, e comprometer a importação de produtos para a data mais importante do comércio, que é o Natal”, afirma a economista Karina Mello Araújo, especialista em gestão de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano passado, nessa mesma época, a alta do dólar provocou um corte de pelo menos 30% nas quantidades importadas de enfeites natalinos. A queda nos volumes de itens típicos dessa época do ano, importados principalmente da China, ocorre para evitar prejuízos com o possível encalhe. Com menos produtos disponíveis no mercado, os preços inevitavelmente sobem. 

Por que é importante

Estudos recentes mostram que 18% de tudo o que é consumido no Brasil vem de fora ou é cotado pelo dólar. Se a moeda americana sobe demais, há reflexos na inflação

Quem ganha

Com a alta do dólar, as empresas brasileiras que exportam sua produção

Quem perde

O bolso dos consumidores

Compartilhe

Comentários

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.