O ministro da Economia, Paulo Gudes, buscou consertar a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que “o Brasil está quebrado”. Em entrevista ao jornal O Globo, Guedes afirmou que Bolsonaro tratava do setor público e mostrou respeito ao teto de gastos e disposição para enfrentar o grave cenário fiscal do país. “Ele está se referindo, evidentemente, à situação do setor público, que está numa situação financeira difícil. Porque, depois dos excessos de gastos cometidos por governos anteriores, quando chegou o primeiro governo falando que vai cortar forte, foi fulminado pela pandemia”, disse o ministro. “Nós estamos reconhecendo a dificuldade da situação, mas decididos a enfrentar. Nós vamos seguir com as reformas estruturais. Foi só isso”, acrescentou. Paulo Guedes também apontou que o Brasil está em processo de retomada depois da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “A economia voltou em V, o setor privado está decolando de novo. Nós somos talvez a única economia que não perdeu emprego no setor formal. Na recessão de 2015 nós perdemos 1,5 milhão de empregos, na recessão de 2016 nós perdemos 1,3 milhão. E na recessão de 2020 nós perdemos zero empregos no mercado formal.”
