Um levantamento da Mastercard, por meio do Spending Pulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, mostra que as transações do e-commerce brasileiro saltaram 87% em novembro em relação ao mesmo mês de 2019. O avanço médio dos últimos três meses (agosto-outubro) ficou em 84,5% na comparação com período semelhante do ano passado. “O comportamento do consumidor nessa pandemia mudou, agora o comércio online faz parte do dia a dia e da vida do cliente. Por isso, por mais que a confiança do consumidor tenha caído no mês, conseguimos analisar um crescimento nos dois canais – no varejo tradicional e o no online, que está sendo impulsionado pela redução do isolamento social e pelos benefícios sociais”, destacou Cesar Fukushima, diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.
Vendas Totais
O comparativo registrou ainda que, em outubro, o volume de vendas totais (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) teve expansão de 10,9% frente outubro de 2019. A média de crescimento dos últimos três meses ficou em 6% em relação contra o mesmo intervalo do ano passado. Quatro setores tiveram altas acima do indicador de vendas totais: supermercado, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico. Já os setores de vestuários e combustíveis tiveram desempenho abaixo do geral. Nas regiões brasileiras: a região Norte (18,8%), Nordeste (12,3%) e Sul (11,4%) tiveram crescimento acima da média, enquanto Sudeste (8,9%) e Centro Oeste (4,2%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.