As aulas presenciais do ensino superior poderão ser retomadas a partir de 7 de outubro na cidade de São Paulo, anunciou o prefeito Bruno Covas (PSDB) nesta quinta-feira (17). Também estarão liberadas, na mesma data, as atividades de escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio para atividades extracurriculares. O prefeito acrescentou que a retomada é voluntária, tanto para alunos quanto para instituições. Todavia, o limite de 35% de lotação terá que ser respeitado, conforme prevê o protocolo do governo estadual.
Entre as atividades extracurriculares para o ensino básico poderão ser oferecidos cursos livres de línguas e música. Ainda não há definição para a retomada do ensino regular, mas a data de 3 de novembro está sendo analisada. Já o retorno às universidades, a partir de outubro, tem como base os resultados da quinta fase do inquérito sorológico entre adultos na cidade de São Paulo. “Não tem mais sentido, com os dados que temos, continuar a proibir o ensino superior”, afirmou Covas. O prefeito acrescentou que a volta respeita a autonomia das universidades e a proporção e quantidade de alunos presentes para o cumprimento do distanciamento social.
